sábado, 22 de junho de 2013

Delírios - Cheiro de Naftalina

www.inslee.net

Escrevi o texto abaixo na semana passada, enquanto esperava minha filha sair da aula de natação. Acabou ficando nas notas do celular e esqueci de postar.

Aí está:

Acabei de sair do elevador do clube onde minhas filhas fazem natação. Estava um cheiro fortíssimo de naftalina. Provavelmente, alguém ali devia estar usando alguma peça guardada há tempos.

Esse cheiro de coisa guardada, antiga, fechada, me dá arrepio. Sou alérgica e, talvez por isso, muitíssimo sensível a cheiros.

Por coincidência, ontem, enquanto caminhava com o pequeno, ouvi um grupo de amigas que andava atrás de mim usar uma expressão que achei engraçada. Elas estavam conversando sobre umidade, casa de praia que passa tempos fechada, pessoas que, no inverno, usam roupas com "cheiro de ovo". Caí na gargalhada. 

Me desculpei por ter ouvido a conversa. Disse que não tive como evitar e que concordava plenamente. Tem gente que não se dá conta de que roupas guardadas devem ser lavadas antes de serem usadas senão ninguém consegue ficar por perto. Um horror.

Outras pessoas, por medo das traças invadirem os armários,colocam bolinhas de naftalina por todos os cantos e viram verdadeiras naftalinas ambulantes. Difícil se aproximar.

Para evitar tudo isso, melhor manter as roupas limpas e em ordem o ano inteiro, independentemente da estação. Uma vez por mês, pelo menos, tirar os casacos, sobretudos, cachemeres e deixá-los no sol. Fazer "limpas" frequentemente, doando o que não usa mais. Uma vez por semana, deixar o Rainbow purificando o closet, sapateira, rouparia também ajudam a manter tudo com cheirinho de limpo. Deixa o ar leve e fresquinho e as roupas sempre perfumadas e cheirosas.

No inverno, já basta o frio. Que todo o resto deixe lembranças que aqueçam nossos corações e perfumem nossas vidas.

Melhor assim. Muito melhor.



Nenhum comentário: