terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dica: Leitura da coluna da Rosely Sayão de hoje


A coluna da Rosely Sayão de hoje é sobre o preconceito e como as crianças sofrem ao se sentirem excluídas dos grupos na escola.

Pura verdade! Tenho duas filhas pequenas e, vez ou outra, assuntos assim são recorrentes nas festinhas infantis ou nas reuniões.

Não dá mesmo para as escolas não mergulharem de cabeça nesse tema e fazerem um trabalho (com resultado!!) para aumentar vínculos de amizade, reforçar a união dos grupos, aumentar a auto-estima de cada aluno dentro do grupo!

Que tal fazerem como fez a professora do filho de uma amiga que entregou a todos os alunos da classe uma cópia da lista de chamada e pediu que cada um escrevesse um elogio para cada aluno. Todos tinham que encontrar um elogio para CADA aluno, independentemente de serem grandes amigos ou conhecidos "desafetos". No fim, o resultado não podia ser mais bacana. Todos os alunos estavam se sentindo "a última bala do pacote". Felizes da vida!! Foi o máximo. Elevou a auto-estima de todos e todos viram que todos tem qualidades.

É muito bom quando conseguimos inserir num grupo um mecanismo que faça enxergar além do próprio umbigo e do que está apenas ao lado. Sair do aquário. Olhar o outro é um exercício que faz de nós seres humanos melhores! Todo mundo deveria experimentar!!

Indico SUPER a leitura!

"A escola e o preconceito", Rosely Sayão
roselysayo@uol.com.br
Caderno Equilibrio, página 12
Folha de Sao Paulo, 7 de setembro de 2010

Nenhum comentário: