sexta-feira, 3 de julho de 2009

Gripe Suína Alerta! Consciência é tudo!!



Ninguém é alienado e todo mundo sabe a proporção que a gripe suína tomou. Aos poucos (cada vez mais rapidamente) o surto se alastra pelo Brasil e todos nós ficamos, de certa forma, reféns de nossas próprias casas, graças a pessoas contaminadas que, por egoísmo (não querem ficar sem sair de casa e pensam "se eu peguei, tudo bem os outros pegarem), burrice (são desinformadas e pensam que é uma gripezinha comum) ou vaidade exacerbada (aquelas pessoas que se sentem acima de qualquer suspeita e têm certeza de que nenhum mal jamais as atingirá) saem por aí contaminando todo mundo.

Infelizmente sou hipocondríaca e, ao contrário do que pensa uma amiga, não me orgulho disso. Sofro a beça tentando controlar e sendo racional, mas muitas vezes é difícil... É ruim para mim, mas não afeta mais ninguém. Ao contrário. Se estou me sentindo gripada, nariz escorrendo, tossindo, evito lugares fechados e tento sair o mínimo que posso para não passar para mais ninguém. Posso até perder um programa bacana, mas durmo com a minha consciência tranquila, graças a Deus.

Faço o mesmo com as minhas filhas pequenas. Não sou daquelas mães que manda para escola ou festinhas infantis crianças encatarradas, com tosse e com uma febre "baixa" de 37C sob o argment de que "elasgostam tanto...". Qualquer um minimamente informado sabe que febre de 37C é péssimo! Acho o fim quem faz isso e, às vezes, até invejo quem é pouco informado. Como diz meu querido pai "a ignorância é uma benção...".

Em época de pandemia de gripe suína acho o "fim da feira" quem não cancela viagens para lugares onde o surto é ainda maior. Outro dia, numa festinha infantil, fiquei horrorizada em saber a quantidade de gente que vai esquiar com os filhos no Chile/ Bariloche. Será que ninguém tem consciência do que está acontecendo? Será que essas pessoas se acham deuses - que nada as atinge? É esse exemplo de civilidade que esses pais pretendem passar para seus filhos? Como esperar solidariedade de uma criança se ela não recebe nenhum exemplo disso em casa?

São essas perguntas sem resposta que explicam a pandemia. Enquanto não inventarem uma vacina que previna as pessoas da falta de consciência, o mundo continuará suscetível a vários outros surtos... Uma pena!

Um comentário:

Bia e Beto disse...

Oi Ana Paula !!!!Concordo com tudo que vc disse , não custa nada evitar qualquer risco tanto com a gente como com nossos filhos.Viu como eu leio seu blog !!!!Beijos Bia (amiga da Monica que estava com vc no Buda Bar)