terça-feira, 21 de julho de 2009

Dica: Programa (no Rio) que faz bem a alma



Quando eu morava no Rio, apesar da cidade ser linda e maravilhosa, o lugar onde eu ia toda vez que precisava de paz e tranquilidade era no Mosteiro N. Senhora dos Anjos. Para os íntimos, Clarissas.

O Mosteiro não é ponto turístico. Não está em nenhum cartão postal. Não é muito divulgado. Ao contrário. É super low key. Poucas pessoas sabem o quão maravilhoso é assistir uma missa lá, com as irmãs enclausuradas entoando cânticos gregorianos. É de arrepiar. Poucas pessoas sabem, também, que podemos entrar lá sempre que estivermos passando pelo bairro (desde que antes das 18horas. Depois disso, as irmazinhas se recolhem em seus aposentos). O Mosteiro fica na Gávea,numa ruazinha escondida. Não tem nome na porta e nada que indique que ali está um pedacinho do céu, na terra.

A Igreja é aberta ao público e se a porta estiver fechada, basta puxar a cordinha do sino e uma das irmãs da porteira prontamente aparece.

Sou católica e frequento as Clarissas desde que eu tinha 14 anos. Na verdade, a primeira vez em que estive lá foi para levar ovos para Santa Clara. Estava perto da minha festa de 15 anos e eu não queria que chovesse. Incrível, mas enquanto a festa durou não caiu nenhuma gota. O dia seguinte, no entanto, foi debaixo de uma chuva torrencial.

Não preciso dizer que virei devota e, desde então, nunca mais deixei de ir nas Clarissas. Na época da faculdade, quando eu tinha uma janela no horário das matérias, dava um pulinho lá, rezava e, ao sair, a sensação era sempre a mesma: de paz. Muita paz.

Com os anos, acabei me tornando amiga da querida irmã Teresinha- meu canal direto com Deus e minha madrinha de casamento.

Hoje, mesmo morando em SP, estamos sempre nos falando por telefone e toda vez que vou a Rio, dou um pulo lá. Não tem lugar no mundo onde eu me sinta tão perto de Deus quanto lá.

Indico a todos os que estiverem no Rio - aos que moram e aos que só estão lá a passeio.

Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos. Irmãs Clarissas
Rua Jequitibá, 41
21-2274-3147

Nenhum comentário: