domingo, 19 de julho de 2009

Dica: Packing Light


As férias ainda não acabaram e muita gente ainda vai encarar a função mais chata (pelo menos que eu acho), antes de partir para qualquer lugar: fazer as malas.

Packing light sempre foi um sonho de consumo para mim. Super invejo aquelas pessoas que fazem malas "microscóspicas" e, mesmo assim, conseguem carregar tudo o que precisam permanecendo sempre impecáveis, prontas para qualquer ocasião. Ainda estou longe de conseguir colocar tudo o que preciso numa malinha (no inverno acho mais difícil), mas confesso que tenho tentado arduamente e até que tenho melhorado bastante. A cada viagem, tenho conseguido levar menos coisas.

Algumas dicas úteis são: reduzir o número de pares de sapatos e de bolsas (os dois ocupam um espaço danado), repetir roupas em contextos diferentes e coordenar as cores das peças, para que tudo combine entre si.

Em viagens para a praia consegui ficar em 2 pares de sapatos: uma melissa campana transparente (adoro essa pq combina com tudo, vai da praia ao passeio no fim da tarde e faz as vezes da havaiana, das sapatilhas e das rasteirinhas) e um all star ( pode ser qualquer outro tênis, desde que não seja daqueles enormes de ginástica).Se a viagem incluir uma programação social intensa, com jantares, festas e restaurantes chiquererérrimos, aí, claro, será necessário um par extra. Não tem jeito, mas aí é outro caso, né?

Diminuir o número de bolsas ajuda e é super possível- mesmo para as mais fanáticas- principalmente, pq essas vão mesmo comprar modelos novos que serão usados imediatamente.

Para a praia, viaje com um saco bacana, daqueles que podem ser usados tanto na cidade quanto na praia e leve uma bolsa de palha (dentro dela, coloque uma carteira para a noite. Adoro o modelo de bambu da Glorinha Paranaguá.É lindo e versátil). Pronto. Bolsas resolvidas.
No inverno, use a mesma tática. Uma de nylon, as da Prada são ótimas,leves (para mim, o mais importante numa viagem! e grandes o suficiente para caber toda tralha dentro e uma mais arrumada, tipo Chanel, para usar à noite ou nos dias que exigem uma produção melhorzinha.Pronto. Quesito bolsas resolvido para qualquer estação.

Outra coisa que tenho feito e que tem me ajudado bastante é coordenar a roupa pós praia de uma dia com a roupa da praia do dia seguinte. Se uso uma camiseta, uma bermuda ou um vestido de tricoline à noite ou à tardinha, repito na manhã seguinte com biquini, antes de "aposentá-la". Parece uma besteira, mas isso reduz o número de peças e vale para qualquer viagem. No inverno, o cashmere usado com calça de alfaitaria numa noite pode ser usado com jeans no dia seguinte. Troca-se apenas o underwear (que não dá para repetir jamais) e pronto!

Acessórios são ótimas opções para mudar a cara de algumas produções, além de ocuparem pouquíssimo espaço na mala. Sou fã. No verão, pulseiras, maxi colares e muitos brincos diferentes. No inverno, lenços e pashminas de vários tamanhos, cores e estampas. Basta mudar a forma de amarrar e pronto.

Numa mala para a praia, não tente economizar espaço levando poucos biquinis. Leve pelo menos 3, mesmo se a viagem for para passar apenas um final de semana. E, em qualquer viagem, não economize espaço para pijamas ou camisolas,meias e underwears. Além de não ocuparem espaço, não podem ser repetidos.

Agora o maior incentivo para diminuir o tamanho da mala é saber que quanto mais vazia a mala for viajar, mais espaço ela terá para trazer novidades de volta.

Pensando assim, dá até para viajar só com uma muda de roupas extras, né?? No mais, boa viagem!!!

Nenhum comentário: