quarta-feira, 22 de maio de 2013

Receitinha Deli: Bolo de Chocolate


Difícil saber quem é mais gostoso: o bolo ou esses dedinhos fofos?

Hoje, minha filha chegou em casa com a missão de fazer um bolo de chocolate para levar para a escola amanhã. Pedi para ela fazer 2. Um ficou aqui em casa. 

Abaixo, a receita que sempre fazemos aqui (com algumas adaptações) e que tiramos do livro "Brigadeiro", da Juliana Motter. 

Lambuzem-se!!!

Bolo de Chocolate

2         xícaras de chá de farinha de trigo
2         xícaras de chá de açúcar
1         xícara de chá de chocolate em pó (do Padre ou Nescau)
1         colher de sopa de fermento em pó
1         piatada de sal
3         ovos
1         xícara de chá de manteiga sem sal
1         xícara de chá de água fervente

Modo de Fazer

Numa vasilha grande, de metal ou louça, coloque os ingredientes secos do bolo.: farinha de trigo, açúcar, chocolate em pó, fermento em pó e o sal. Faça um buraco no meio e junte os ingredientes liquidos (ou quase): ovos, manteiga derretida e a água. Bata imediatamente na batedeira (para não cozinhar os ovos) até a massa ficar homogênea (5minutos na velocidade máxima). Despeje-a na forma untada com manteiga e “enfarinhada” assando em forno médio (180 graus), preaquecido por 35 minutos ou até que o bolo esteja  assado. Teste com o palito. Prepare a cobertura: faça o brigadeiro e, quando estiver no ponto, acrescente a lata de creme de leite e continue mexendo por mais 5 minutos. Apague o fogo. Corte a massa do bolo ao meio (ou faça em duas formas, como eu faço!), recheie e cubra tudo com brigadeiro morno. Decore com raspas de chocolate ou o que você preferir: granulado, M&M, jujuba, Kit Kat.

Cobertura de Chocolate

2         latas de leite condensado
8         colheres de sopa de chocolate em pó ou 16 de raspas do seu chocolate favorito
1         colher de sopa de manteiga sem sal

Raspas de Chocolate para Enfeitar







Nenhum comentário: