domingo, 5 de maio de 2013

Programinhas Culturais em SP - Verdade nua e crua!

Sempre que a gente viaja, procuramos nos inteirar da programação cultural do lugar, certo?

Não sei se com vocês também é assim, mas eu adoro saber o que está acontecendo na cidade onde eu estiver. As exposições em cartaz, as mostras nos museus, as peças de teatro, os musicais. Quantas vezes fazemos das tripas coração para dar conta de tudo? Ou quase tudo, pelo menos. E, em geral, não é que conseguimos? 

Quando viajamos, tudo parece diferente, mais especial, mais maravilhoso, não sei... É possível que muita coisa seja mais glamurosa lá fora do que aqui sim. Pode ser. Mas, no fundo, acho que valorizamos pouco - menos do que deveríamos- a vida cultural da nossa cidade. Estou escrevendo na 1a pessoa do plural, mas na verdade estou me referindo a mim. Desculpem-me por generalizar. Talvez vocês sejam diferentes e só eu que precise mudar. Preciso urgentemente.

Acontece que vira e mexe perco uma exposição incrível que aconteceu no MAM, no MAC(USP), na Pinacoteca, no Centro Cultural do Banco do Brasil ou onde quer que seja. Vou menos do que poderia ao Instituto Tomie Ohtake e sempre esqueço de incluir na programação dos finais de semana passeios culturais com as crianças. Olho os filmes que estão passando no Iguatemi, JK ou Cidade Jardim, mas quase nunca presto atenção nas exposições no Museu da Casa Brasileira, no Mube, no Museu da Imagem e do Som, todos pertinho aqui de casa. Muitas vezes, fico com preguiça de ir nas exposições que acontecem na FAAP e do outro lado cidade. A menos que seja uma badaladérrima, que tenha sido exaustivamente divulgada, a chance de deixar passar é enorme. Estou sendo sincera. Acontece comigo sim. Mas vou virar o jogo.

Algumas semanas atrás, assisti "O Mágico de Oz"com minha filha mais nova. Ela amou e eu também. Para provar que estou correndo atrás do prejuízo, "O Rei Leão"e "Corteo- Cirque Du Soleil" já estão na programação family

Hoje, uma amiga ligou perguntando se eu tinha ouvido falar na exposição The Insides are on the Outside, na Casa de Vidro. Não tinha. Vai até o dia 30 de maio. Mais um programa para as próximas semanas.

Tem também o passeio pelo centro com direito a feijoada no Bar Dona Onça, visita ao Butantã com as kids, Museu da Língua Portuguesa. Catavento (as minhas amam) + pastel no Mercado Municipal, canto gregoriano na Missa domincal do Mosteiro São Bento, uma voltinha na Liberdade. 

Verdade seja dita: programa é o que não falta. Muitas vezes falta criatividade e sobra preguiça. Uma pena. Mas sempre dá tempo de correr atrás do tempo perdido. A hora é agora!




Nenhum comentário: