domingo, 26 de maio de 2013

Sugestão de Livros para quem tem filhos pré adolescentes.

Ninguém nasce sabendo ser mãe. Também não recebemos um manual quando pegamos nosso pequeno bebezinho no colo pela primeira vez. Imaginamos que a maternidade deve ser a melhor coisa do mundo, mas só temos certeza disso quando nos tornamos mãe.

Todo aquele amor que ouvimos falar parece pequeno diante do sentimos que, de repente, descobrimos. Indescritível.

Com os dias, o amor que imaginávemos ser o maior do mundo, cresce mais rápido do que a velocidade da luz e não pára nunca. Verdade. Aumenta sempre, sem limites.

Graças a Deus, somos abençoadas com o instinto materno, mas queremos mais. Queremos conhecer aquelas cabecinhas que vão crescer, que vão passar por várias fases diferentes, que serão adultos, pais e mães, provavelmente. Queremos que eles estejam preparados para enfrentar o mundo. Que sigam pelo caminho da verdade com as virtudes entranhadas em  sua personalidade.

Eu já tinha ouvido falar que educar não é trabalho para preguiçoso. Não é mesmo.

Tenho a sorte de contar com um grupo que participo quinzenalmente. Eu e outras mães somos orientadas por uma psicóloga que nos ajuda a compreender um pouquinho melhor cada etapa do desenvolvimento dos nossos filhos. Além de muito bate-papo e troca de informações, recebemos sugestão de leitura de vários livros. Selecionei alguns que considero excelentes.

Espero que sejam úteis para vocês também. Não temos como ter certeza do que vai acontecer, mas se fizermos a nossa parte, pelo menos dormiremos um pouco mais tranquilos.

O futuro a Deus pertence!!


Listinha de Livros. Anotem:

Meu livrinho vermelho: é uma compilação de histórias verídicas como foi a primeira menstruação. 

Por favor Cuide da Mamãe: ficção. No início, o livro é um pouco pesado, mas a medida que fui ledo fui sendo absorvida pela história. Me emocionei profundamente. Faz pensar e repensar. Indico.

O adolescente por ele mesmo: teórico mas interessante. Serve para consultarmos eventualmente.

Granta família: contos sobre diferentes famílias escritos por diversos autores. Alguns excelentes, outros nem tanto. Na balança, saldo positivo. Gostei. 

Adolescência: livro pequenino que dá uma ótima ideia geral sobre essa fase de vida pela qual todos nós já passamos. Em algumas partes, choque de realidade. Melhor entrarmos nesse barco sabendo para onde ele pode nos levar. Indico.




 

2 comentários:

Anônimo disse...

Quais são os livros que vc recomenda?

Ana Paula http:dicasdeliriosedelicias.blospot.com disse...

coloquei a listinha dos livros!
se quiser alguma outra coisa, me fala!!
bjs:)