domingo, 24 de março de 2013

Mercado Municipal

Reggiano Parmigiano do box do sr Levi, no Mercado Municipal

No final do ano passado, para ser mais exata, no dia 21 de dezembro, recebi uma ligação do meu pai me pedindo um favor. Ele perguntou se eu poderia ir ao Mercado Municipal buscar um queijo Reggiano Parmigiano e um presunto espanhol inteiro que ele tinha encomendado para o Batizado da minha sobrinha, que seria dois dias depois, na casa dele, no Rio.

Nem pensei em recusar. Ainda que eu vivesse mil vidas, jamais poderia dizer um não para o meu pai. Ele é daquelas pessoas que não medem esforços ou sacrifícios pelos filhos- e por qualquer outra pessoa que ele goste. Não importa quem. Não conheço ninguém mais generoso, prestativo e solidário. Isso sem falar que o carro dele viria a SP buscar as encomendas dele, a nossa cachorrinha e as malas aqui de casa. Tudo para que não precisássemos despachar nada. Imaginem se eu poderia dizer não? Jamais!

Enfim. Embora até então eu estivesse comemorando ter quitato todas as minhas obrigações um dia antes de viajar, parti para o centro. Fui preparada para encontrar um mar de gente e para levar horas naquele programa. Nunca imaginei que encontraria o "mercadão"cheio na medida certa. Tinha um monte de gente, mas nada de se acotovelar. Infinitamente mais vazio do que a 25 de março depois das 10 da manhã e do que a Rua da Alfândega (onde vende a melhor comida árabe carioca!), onde já estive algumas vezes.

Seguindo as instruções, fui direto para o "box"do sr. Levi (Levi Queijos), como meu pai mandou. Fiquei fascinada com o tamanho e o sabor maravilhoso dos queijos. Parmesãos italianos, bries, gruyères, queijos de cabra, taleggio, mascarpone e todos os outos que se possa pensar. Amei também as castanhas grandes, crocantes e saborosas, as azeitonas "gordas" e divinas, os presuntos lindos e deliciosos. Fiquei encantada. 

Saí de lá prometendo voltar na próxima vez que fosse receber, na volta das férias. Cumpri o prometido. No início de fevereiro, logo que as aulas começaram, peguei o carro e voltei ao Mercado Municipal para comprar aperitivos e peixes para um jantarzinho que fizemos em casa. Sucesso absoluto.

Tipo de passeio divertido para aqueles dias em que a gente busca ingredientes frescos e fora do lugar comum! Recomendo super! 



Nenhum comentário: