domingo, 18 de abril de 2010

Dicas de Buenos Aires




... Demorou prá dedel, mas aí estão as dicas que eu prometi!

Impressões e dicas de Buenos Aires

Primeira Impressão

A saída do avião revela o que grande parte da cidade consegue esconder. Estamos num país do 3o mundo. O desembarque remoto e o mau estado do aeroporto tem um quê levemente familiar para quem chega do Brasil. A primeira impressão, definitivamente ,não é das melhores, mas também não é a que fica. Melhor assim.

Enquanto esperava o taxi que nos levaria ao hotel, duvidei de todas as comparações que tinha escutado entre Buenos Aires e algumas cidades européias. Como adoro viajar e estava de coração aberto para o que desse e viesse, decidi que era cedo demais para tirar qualquer conclusão.

O dia estava lindo, o céu azul quase marinho, sem nenhum nuven e o sol brilhava aquecendo um pouquinho o ar frio do início do outono. A temperatura estava perfeita.

Como o aeroporto fica a uns 40 minutos da cidade, observamos a mudança de cenário que passa por trechos de favelização (sinal mais do que claro de um país em crise) até chegar na parte “urbana”, cheia de praças, ruas arborizadas, arquitetura antiga francesa com construções incríveis, como o Palácio do Congresso, que merecem atenção especial e são sinal de que o país já viveu dias de glória. Outros tempos...

O Museu de Arte Contemporânea (vale a pena conhecer!) é moderno, arrojado e lindo contrasta harmoniozamente com os prédios que ficam do outro lado da rua. Ali bem que poderia ser uma cidade da Europa, vi várias crianças brincando nas pracinhas, pessoas caminhando aparentemente sem qualquer preocupação, muita gente correndo. Eu acho que os argentinos levam a sério essa história de se exercitar. Sorte deles.

Voltando à cidade, nem tudo tem ar europeu, algumas partes são feinhas e não tão bem cuidadas assim. A própria calle Florida, famosa por seu comércio, foi um lugar onde só estive na primeira viagem. Da segunda vez, como ficaria só 2 dias em Buenos Aires, acabei não voltando lá. Pulei esse programinha “pega turista”. A menos que o foco da viagem seja compras “de carregação”- quantidade ao invés de qualidade ou se você for ficar muitos dias, aí talvez nesse caso valha a pena encarar. Mas para quem estiver por lá simplesmente para arejar, passar um finalzinho de semana em outros ares, melhor nem perder tempo. É muito mais divertido bater pernas em Palermo Soho, onde tem várias lojinhas simpáticas e charmosas e um montão de restaurantes e cafés espalhados pelas ruas, com direito a mesinhas na calçada e tudo. Uma delícia!

Acho Buenos Aires uma cidade ótima para dar uma escapadinha rápida, se distrair, passear, comer, dormir tarde, acordar mais tarde ainda, descansar. E o mlehor de tudo, a 2 horas e meia de São Paulo.

Escolher um hotel que tenha um spa bacana e marcar uma massagem maravilhosa é só uma diquinha, mas faz qualquer viagem ficar ainda mais gostosa. Adoro! Ano passado, li no blog da Victoria Ceridonio (www.diadebeaute.com) sobre uma massagem que ela fez e recomendou no spa do hotel Hyatt. Eu fiquei no Alvear e assim que cheguei dei um pulo para conhecer o spa. Fiquei sabendo que eles também tinham a tal deep tissue massage e agendei uma hora imediatamente. Amei!!! Oura dica: a deep tissue massage do Alvear também é sensacional! Quem estiver por lá pode marcar sem hesitar.

Abaixo, algumas lojinhas interessantes para quem não resiste a uma compritcha de vez em quando…

Compras:

Todo mundo fala a beça dos casacos de couro e das peles de Buenos Aires. Realmente tem couro e pele por tudo quanto é canto. Na verdade acho que acabei vendo tantos que lá pelas tantas eu já estava até enjoada… Lojas desse gênero é o mais tem.

Apesar de tanto couro disponível, os sapatos super deixam a desejar. Dessa vez comprei uma Elle na banca em frente ao hotel para dar uma olhada nas novidades antes de ir para a rua. Até vi alguns sapatos que achei interessantes. Marquei as lojas, “googlei”e fui uma a uma. Na “vida real”eram duros e achei a maioria mal acabadinha. Até gostei dos sapatos de uma loja chamada Prego, no Patio Bullrich, mas nada de enlouquecer. Para homens é bem mais fácil. Basta ir no Guido e liquidar o assunto numa tacada só. Os sapatos de lá (tantos os mais esportivos como os socias) são bonitos, confortáveis e tem preço ótimo. Os mocassins femininos também são confortabilíssimos, mas não são todas as mulheres que curtem esse tipo de sapato…


Os shoppings Patio Bullrich e Paseo Alcorta são bons, mas nada do outro mundo. A Galeria Pacífico (na tal calle Florida) é bonita e, para quem nunca esteve lá, é uma opção para fugir do tumulto e da multidão da calle Florida. Dessa vez, como já disse, não fui até lá. Se eu tivesse que elger um shopping, elegeria o Patio Bullrich, que é “compacto”, agradável de passear e tem tudo o que interessa.

Guido Mocasines-Quintana, 333 e Calle Florida, 704

Wanama- Lojinha “sustentável”. Tecidos orgânicos, tudo ecologicamente correto. Bacana. Mas sinceramente não achei que as peças valem o preço. Não é nada caresimo, mas também não achei incrível. Ok.

A.Y Not Dead- da última vez, gostei de algumas camisetas. Desta vez não amei nada…
Gurruchaga, 1638 Palermo Soho


Maria Vazquez- Moderna. Arrojada. Gosto muito!
Libertad 1632 Recoleta (Tem também no shopping Paseo Alcorta e em Palermo Soho)
www.mariavazquez.com.ar


Perez Sanz- Clutches e bolsas muito, muito bacanas mesmo. Fechos e cintos incríveis!
Posadas, 1317 Recoleta

Tramando- Conceitual. Tecidos tecnológicos. Ar moderninho, blasé, chique. Vale a pena dar um pulo.
Rodriguez Pena, 1973 Recoleta

Allo Martinez- Descoladinha e com preços bons. Roupa para toda hora “em ordem.
Armenia, 1641 Palermo Soho e Patio Bullrich

Seco- Só de capas de chuvas, casacos impermeáveis e galochas. Para quem mora em SP, must go total! Adoro!!!
Armenia, 1646 Palermo Soho
Alvear, 217

Papelaria Palermo- Adoro uma papelaria. Não poderia deixar de indicar pelo menos uma…
Honduras,4945 Palermo Soho

Maybe- Couros e etc
Quintana, 568 Recoleta

Maria Cher-Roupas bacanas.
Patio Bullrich, shopping Paseo Alcorta e em Palermo Soho, na rua El Salvador, 4724

Trosman- Moderna, tendencinhas, descolada também.
Armenia, 1998 e no Patio Bullrich

Complot- Roupas e acessórios femininos. A loja, em Palermo Soho, estava cheia de “teens”. Talvez seja o equivalente a Farm, 284 e outras lojas “fast fashion”. Modinha com preço acessível.
El Salvador, 4731- Palermo Soho

Uru Recoleta- Lãs e couros. Assim como falam dos couros, também escutava falar muito das lãs argentinas, mas não vá esperando o mesmo toque macio dos cashemeres ingleses e escoceses. Estão muito mais para merlino wool do que para cashemere…
Vicente Lopez, 2132 Recoleta
www.us-cueros.com.ar

Brooksfield- Roupas femininas e masculinas. Para quem gosta, cardigans de lã.
Santa Fe 1633

E para os pequerruchos:

Paula Cahen D’Anvers- Para adultos e crianças. Acho que corresponde a Mixed daqui. Roupa arrumadinha e básica para mães e filhos.

Mimo & Co- Das minhas favoritas para as meninas
Patio Bullrich

Cheeky
Patio Bullrich

Entile- Sapatos de festa e sapatilhas para crianças. Tem sapatos para meninos também. Adorei!
Av. Callao, 1369

Barbie Store
Scalibrini Ortiz, 3170

Giro Didactico- Loja de brinquedos educativos. Muito bacana. Adorei!
Av. Callao, 1160

Owoko- Roupas infantis coloridas
El Salvador, 4694 Palermo Soho

Restaurantes

Come-se bem em Buenos Aires. Os restaurantes Sucre, Casa Cruz, Cabana Las Lillas continuam bons. O Fervor é uma boa novidade e o Cluny, que eu ainda não conhecia, foi ok .

Rojo Tango- Assistir a uma apresentação de Tango em Buenos Aires é divertido. O do hotel Faena é uma opção fácil. Para os que não estiverem hospedados lá, uma dica: liguem antes, façam a reserva e peçam que um carro vá buscá-los no hotel. Super funciona.
Hotel Faena
Tel.54-11-5787-1536
www.rojotango.com

Cluny- Comida francesa mediterrânea. Bom, mas nada de excepcional. Os pães do couvert poderiam ser melhores. O.k.
El Salvador, 4618
Tel. 4831-7176

Casa Cruz – Continua igual.
Uriarte, 1658
Tel.4833-1112

Sucre- Continua firme e forte também…
Sucre,676

Cabrera
Cabrera 5099 Palermo Viejo

Cabana Las Lilas- Para quem não estiver hospedado em Puerto Madeiro, marcar um almoço nesse restaurante é um bom pretexto para conhecer o bairro.
Alicia Moreau de Justo, 516

Fervor- Carnes, Peixes e Frutos do Mar grelhados com acompanhamentos muito gostosos. Novidade boa!
Posadas, 1519
Tel.4804-4944

Sorveteria Frevo- Famosa sorveteria argentina. Tem em tudo quanto é canto. Uma dica é sentar numa mesinha e pedir um cafezinho para recarregar a bateria. Os cafés vem acompanhados de uma bola de sorvete. Adoro os sabores doce de leite e chocolate suíco.

Para quem curte uma feirinha, a de Santelmo é a mais conhecida de lá. Confesso que ainda prefiro a Benedito Calixto. Não vá esperando encontrar a feira de Portobello Road. Quem dera… Mas para quem gosta desse tipo de prpograminha (eu adoro!), pode ser divertido...


Must go:

Farmacity- São várias espalhadas pela cidade. A marca Rimmel de maquiagem é ótima e vende lá. Vários esmaltes incríveis também!

Silvana- Meias ótimas!!! As térmicas são tudo de bom!!!!!!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ana Paula,
Seu blog é uma graça! Adorei várias dicas: estou precisando de sapatilhas...
Um amigo me perguntou se eu tinha dicas de Buenos Aires e acabei de mandar as suas pra ele, estive lá há uns 10 anos e não tinha nada pra recomendar.
Vi também sobre os elásticos...
Quando der vou checar todas as postagens.
Adorei e fiquei fã do blog!!! Parabéns!
um beijo
Luiza (mãe da Laura - amiga da Bebel)

Anônimo disse...

Ana Paula,
Seu blog é uma graça! Adorei várias dicas: estou precisando de sapatilhas...
Um amigo me perguntou se eu tinha dicas de Buenos Aires e acabei de mandar as suas pra ele, estive lá há uns 10 anos e não tinha nada pra recomendar.
Vi também sobre os elásticos...
Quando der vou checar todas as postagens.
Adorei e fiquei fã do blog!!! Parabéns!
um beijo
Luiza (mãe da Laura - amiga da Bebel)