sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Hoje é Natal!!!!!!!



Hoje a noite é Natal. Que bom!

Adoro essa época do ano desde sempre. Pequena, o que eu mais gostava era dos preparativos, de montar a árvore e esperar o Papai Noel chegar para de manhã cedinho acordar e abrir os presentes.

Maior, continuei adorando o ritual que precede a festa e da alegria que costuma pairar por todos os cantos e pelos quatro cantos do mundo. Mas foi há muito pouco tempo que comecei a ter real consciência da grandiosidade que essa comemoração representa.

Consciência de que a festa deve começar e terminar dentro dos nossos corações e surtir efeito na vida dos outros. Isso sim é Natal.

Só há muito pouco tempo fiquei sabendo que a iluminação natalina e todos aqueles enfeites incríveis tem uma razão nobre de ser: chamar a nossa atenção e nos lembrar que a festa do nascimento de Jesus está chegando. Que é tempo de prepararmos os nossos corações e a nossa vida para esse dia tão especial. O ideal seria passarmos o ano inteiro com esse espírito de solidariedade, mas já que somos humanos, portanto suscetíveis e imperfeitos, Deus nos manda esse sinal (real) para que possamos nos preparar para a Sua festa. Ele é maravilhoso e nos ama acima de tudo. Nos dá a chance de nos arrependermos e de procurarmos nos parecer pelo menos um pouqinho com Ele. Afinal, Ele é nosso pai e todo pai adora ser reconhecido em seus filhos.

Nos preparamos para várias festas durante o ano inteiro. Passamos horas no cabelereiro e com os preparativos. Fazemos penteados, maquiagens, compramos roupas novas. Gastamos tempo pensando em menus, flores, detalhes. 

O Natal é a festa do menino Jesus. A mais importante de todas e nem sempre a gente pára para se lembrar disso. Estamos tão preocupadas com as listas enormes, com o trânsito caótico, com o corre-corre e com o que está ao nosso redor que acabamos nos esquecendo da vontade do aniversariante. Mas quando começamos a enxergar a nossa pequenez diante de tanta generosidade, quando reconhecemos com humildade que a nossa fé deve ser trabalhada todos os dias e que o exercício para nos assemelharmos a Ele deve ser parte do nosso dia a dia sempre, só assim conseguimos parar, frear esse ritmo frenético e nos conscientizar do que é reamente importante nessa época do ano. Na mensagem que queremos transmitir. 

A festa é Dele e o presente quem recebe somos nós. A preparação que Ele nos pede não tem custo, não dá trabalho, não requer sacrifícios. Tudo o que Ele nos pede é que nossos corações estejam prontos para recebê-lo, aquecê-lo, acolhê-lo. Ele quer ficar conosco sempre e para isso precisa encontrar um coração aberto, um colo seguro, um abraço apertado. Um amor generoso, sincero, genuíno, verdadeiro. Pleno. Como o que Ele sente por nós.

Essa preparação - como todas as obras de Deus- é simples, singela e tem efeitos maravilhosos. Começa nos nossos corações e não termina nunca, pelo menos não enquanto vivemos aqui. Afinal, a nossa vida é apenas uma passagem para a casa do Pai, para a vida eterna.

Que o Natal desse ano seja com Jesus dentro dos nossos corações e regendo as nossas vidas e que Maria passe sempre na frente e vá abrindo portas e caminhos, estradas e corações. A mãe indo na frente os filhos estão protegidos e seguem os seus passos.

Feliz Natal!!!!

4 comentários:

Kika Mello disse...

Ana
são muito especiais estas palavras que nos lembram do siginicado maior da data de hoje. O texto é belo e eu aproveito para te desejar um feliz Natal muito iluminado , com paz, saúde, amor. E que 2011 seja um ano espetacular para vc e seu blog, que eu tanto gosto!
Um forte abraço querida!
Kika

ana Paula disse...

Kika, querida!

Vc tem sempre palavras maravilhosas! Obrigada por cada uma delas.

É engraçado, mas muitas vezes tenho a sensação de que ninguém lê o que escrevo e fico extremamente feliz quando recebo os seus comentários. É bom saber que as "dicas" são úteis.

Que 2011 seja incrível para vc tb e tomara que finalmente o nosso café desencante. Quem sabe viramos bolamos alguma coisa juntas? Estarei de volta lá pelo meio do mês, eu acho. Nos falamos.

Felicssimo Natal e um ano novo abençoado com muitas graças derramados por Maria que passa sempre na frente.

Bjs,

Ana Paula

Kika Mello disse...

Ana querida,
De nada!
Você sempre é tão delicada e me elogia tanto que vou ficar mal acostumada (rs).
Eu acho que as pessoas lêem sim mas instalar o clima de batepapo num blog não é fácil.
Quem sabe no nosso prometido café (ou um sorvete) possamos conversar a respeito e encontrar algumas possibilidades de saída. Realmente não entendo porque as pessoas não escrevem ... é tão bom, não?
Também no meio de janeiro ainda estarei de férias e possivelmente poderemos marcar algo.
Bjs e descanse bastante no seu recesso!
Kika

Ana Paula disse...

pois é, mas tudo bem.
enquanto isso continuo "alimentando"o blog com dicas e conteúdo.
adorei a ideia do sorvete! nesse calor, prefiro mil vezes!! o do mil frutas então é o meu favorito sempre!!!
bjs