sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dica - Livros para a criançada

Quem pensa que brinquedos são as únicas opções de presentes para crianças não conhece o universo literário infantil e não sabe o que está perdendo. Mais sério ainda, não sabe o que está privando aos pequeninos...

Mas não dá para julgar ninguém. Talvez eu mesma fosse um caso assim, não fosse minha mãe bibliotecária e livreira. Ela me ensinou muito cedo que os livros são capazes de nos transportar para qualquer lugar. Eles nos dão a melhor bagagem que podemos carregar, cultura. O melhor de tudo é que cultura não pesa nada e enriquece. E como! Ensinar as crianças o valor da leitura é tão importante quanto ensinar a ter modos na mesa, a dizer "por favor", "bom dia", "boa tarde" e "muito obrigada", a conjugar corretamente o tempo dos verbos. É essencial para a vida.

Adoro dar livros de presente e adoro quando as minhas filhas recebem.Me lembro com carinho e saudade das tardes passada nas mesinhas da livraria Malasartes, no shopping da Gávea, no Rio. Eu adorava escutar histórias e sair de lá exibindo, orgulhosamente, o livro que eu tinha escolhido para levar para a minha casa. Mesmo quando eu ia lá só para escolher com a minha mãe o presente para alguma amiguinha ou para ouvir histórias, ficava feliz. Adorava aquele lugar. Mesmo. Hoje, apesar da invasão das mega livrarias, ainda existem lugares cheios de charme e acolhedores. A MAlasartes não é mais uma opção porque agora moro em SP. Aqui, moramos perto de uma Livraria da Vila e eles são super "kids friendly", thanks God! Lá, passamos um bom tempo quase toda semana e perto da hora de irmos embora, as meninas tem o direito de escolher um para trazer para casa. Elas adoram e nós também. É gratificante constatar que bons hábitos estão sendo passados adiante. Nos enche de orgulho e amor. E quando chego no quarto delas e vejo aquelas prateleiras abarrotadas de livros que elas conhecem praticamente de cór, fico feliz da vida. Eu tenho a mesma sensação A mesma sensação de dever cumpridoFico feliz também quando estamos arrumando as malas para viajar e elas trazem os livros que querem levar. Pronto. É sinal de que elas realmente entenderam o recado.

Abaixo vou fazer uma listinha de livros que fazem um sucesso danado aqui em casa e que certamente farão a alegria de milhares de crianças no Natal.


Até as Princesas soltam pum

O Pote Vazio - Excelente. Passa uma mensagem linda e é bem lúdico.

Marcelo Marmelo Martelo, da Ruth Rocha (Sou suspeita para sugerir os livros da Ruth Rocha porque sou sua maior fã- desde criancinha eu adorava e hoje minhas filhas também amam!)

Cupido, Babete Cole

Debaixo das Canelas, Eva Furnari (Outra escritora bárbara! Super indico)

Cocô de Passarinho

Chapéu Amarelo- Chico Buarque

Chanel- É uma bibliografia da estilista. A minha filha de 7 anos ganhou de aniversário ficou fascinada com a tragetória da vida da estilista, que chegou a morar num orfanato de freiras. As ilustrações são bárbaras.

Dicionário das Primeiras Palavras, da Cia das Letrinhas - Uma graça para a faixa de 2 a 4 anos.

Livro da Família- Todd

Otto vai a Praia- Todd

Casa dos Beijinhos- Não tem muito conteúdo, mas é uma delícia de livro para a hora de dormir e encher a criança de beijos depois.

Para meninas a partir de 6 anos:
Judy Moody - Vai do 1 ao 7 e é uma séria bem divertida.
Go Girl

Nenhum comentário: