sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Férias Oba!


Poucas coisas na vida são tão maravilhosas quanto a sensação de estar de férias. As crianças amam. Algumas mães não amam tanto assim pq ficam imaginando milhares de programações mirabolantes e cansativas para todos. Não precisa. Férias boas são férias sem relógio, entre amigos, com a família, pé no chão e muita bagunça.Muita praia, picolé, bolo no meio da tarde (ou da manhã?). Dança de cadeiras, batizado de bonecas, pelada e piquenique em qualquer lugar. Tenda de acampamento armada na sala ou no play (afinal, os tempos são outros), jogo da vida, banco imobiliário, caça a vagalumes (será que ainda existem vagalumes em SP?). Não importa o que seja. Basta que seja divertido. Muita imaginação e ótimas férias!!!!!!!!!

São essas as lembranças que vão ficar para sempre e deixar saudade.

Abaixo, um texto que escrevi há dois anos sobre as férias que passei em São Paulo. E, incrível!, deixaram saudade!


Eu tinha programado passar as férias de julho com as crianças no Rio. Afinal, como tantos outros, eu não conseguia me imaginar passando um mês inteiro em São Paulo em plenas férias escolares...


Mas de repente, passar as férias aqui virou a única opção.

Minhas filhas estão de férias e têm o direito de se divertir. E eu,como mãe, tenho a obrigação de fazer com que as férias delas sejam maravilhosas em qualquer lugar, seja onde for...


A verdade é que a infância é uma maravilha. As crianças têm uma capacidade de contentamento infinitamente maior do que a nossa.

Somo nós que complicamos a vida. As crianças facilitam. Se ficarmos atentas à facilidade que elas têm de se satisfazer, podemos até aprender um pouquinho.


E é exatamente isso que tenho feito e aprendido com as minhas filhas. Programas simples e extremamente prazerosos.


Outro dia, passamos uma manhã deliciosa no play brincando com uma corda, um bambolê e uma bola. Lembrei das minhas brincadeiras de infância...

A corda serviu de corda bamba, onde elas tinham que se equilibrar. Depois virou um trenzinho que eu empurrava e elas tinham que acompanhar. Linha de largada para uma corrida de bichos. Depois, se transformou numa linha imaginária que fazia divisa com a casa do jacaré, onde ninguém podia entrar...

O bambolê também teve várias utilidades. Serviu para elas rebolarem (quem não adorava bambole?). Serviu de toca de coelho. De pedra de sapo...

E a bola... Bom,bola é sempre um sucesso absoluto.

E assim passamos a manhã no sol, sem preocupação de estar num lugar melhor porque àquela hora aquele era o melhor lugar onde podíamos estar.

E assim tenho levado as férias. Descendo para o play. Convidando amiguinhos para virem brincar aqui em casa. Levando as meninas para brincar no clube. Saindo para tomar picolé na esquina. Fazendo piquenique, indo ao cinema à tarde e brincando de atelier de arte (a kalunga é o máximo para comprarmos arsenal de pintura, telas, tinta, massas...), de culinária... Brincando no chão. Lendo historinhas. Dançando na sala... Fizemos até churrasquinho de marshmallow na lareira. Foi um sucesso absoluto!


Para as crianças, o fato de estarmos junto com elas fazendo programas gostosos e sem nenhuma obrigação com o relógio é o máximo. Elas não têm as mesmas expectativas de novidades que nós temos. Tudo para elas pode ser uma novidade, dependendo da maneira como fazemos.

A verdade é que as melhores coisas da vida são simples e saber valorizar a simplicidade é uma lição que nós, adultos, devemos aprender com os pequeninos...

Aproveitem as coisas simples e boas férias!!!

Nenhum comentário: