segunda-feira, 16 de março de 2009

Crise Moral - a pior de todos as crises!

Pior do que a crise econômica que assola o mundo, a crise moral, sem fazer grande alarde,cada vez faz estragos maiores. Incalculáveis.

A moral, os princípios, a ética já não ocupam lugar na base da pirâmide. Os valores estão invertidos. Os pilares de sustentação estão enfraquecidos. E isso é grave!

É triste constatar que, para muitos, as pessoas deixaram de valer pelo que são e passaram a valer pelo que tem. É uma vergonha, mas essa realidade é cada vez mais nítida em todos os lugares, sem distinção, inclusive, de faixa etária.

As crianças de hoje tem nome e sobrenome e supervalorizam bens de consumo.

Vivemos, infelizmente, uma época em que o ter se sobrepõe ao ser. Muitas pessoas estão mais preocupadas com a aparência do que com a essência do próximo.

Diante desse cenário, a crise econômica não parece nenhuma surpresa nem causa estranheza. Como poderia ser diferente? Num mundo onde todos querem TER e não medem esforços para alcançar os objetivos, o que poderia acontecer senão entrar em crise?

Não sou economista, filósofa nem educadora.

Sou filha de pais muito sérios que me ensinaram, ainda pequena, que "mais vale um amigo do que cem vintém".
Sempre ouvi que o único legado que eu receberia seria a minha educação.
Aprendi a respeitar o próximo tão cedo quanto aprendi a andar. Fiz amizades verdadeiras que duram até hoje, mas conheci, também, ao longo da vida, muitas pessoas com valores bastante diferentes dos meus. Essas, prefiro chamar de "conhecidas".

Sou mãe de duas meninas (ainda crianças) e tento, diariamente, passar valores sólidos e éticos para elas. Sei que elas não entendam muito bem o motivo de tantas conversas "aparentemente despropositadas" , mas tenho certeza de que essas são as sementes que estou plantando para amanhã semear adultas seguras, de conduta moral inabalável.

Todos nós devemos fazer a nossa parte para solucionar a crise moral que é, sem dúvida, muito mais grave do que qualquer crise econômica!

Nenhum comentário: