domingo, 22 de março de 2009

Livrarias- A importância do bom atendente!

Adoro ler. Livros, revistas, jornais, sites e blogs. Me divirto imensamente. Melhor, é lógico, quando o tema é interessante e bem escrito.

Minha mãe é bibliotecária e me ensinou, ainda pequena, que um bom livro é capaz de nos levar aos lugares mais distantes. Pura verdade.

Quase todo sábado eu, meu marido e nossas filhas caminhamos até uma livraria perto de casa. Além de ter um ótimo acervo (para pequerruchos, inclusive), tem um café delicioso. Quando o tempo não está lá 'grandes coisas' passamos horas e horas entre pilhas de livros e xícaras de expresso. Inevitavelmente saímos carregados de sacolas. As meninas também se divertem e criam um vínculo maior com a leitura. Identificam-a com lazer. Uma coisa prazerosa.

Agora, uma dica que faz toda diferença na hora de escolher uma livraria para se tornar frequentador assíduo: veja se os atendentes são mesmo apaixonados por livros e se entendem do assunto.

Com o boom das mega livrarias, o papel do livreiro, dono da livraria que está sempre presente indicando livros de acordo com a necessidade do cliente praticamente acabou. Muitas vezes (e infelizmente) somos atendidos por funcionários mal treinados, incapazes de indicar um título que seja. Estão ali, basicamente, para indicar as seções. Quando muito, sabem de cor o título de um livro que acabou de ser lançado, mas a maioria esmagadora é incapaz de formular qualquer opinião. A razão é simples: Eles não leem. O mais comum são frases como: "Disseram que é muito bom". "Está saindo bastante". Nada muito além.

Mas nem tudo está perdido. Ainda existem livrarias que se preocupam com o atendimento que oferecem. A Livraria da Vila é uma delas. Para livros infantis, a da Lorena costuma ser a minha favorita. Incrível como indicam bem! Outra livraria que eu superindico e adoro é a FreeBook. Impossível não sair de lá com o que você estiver procurando e com vários outros títulos que você sequer imaginava. Um verdadeiro achado.

Livraria da Vila: Al. Lorena, 1731, Jardins.Tel.3062-1063
www.livrariadavila.com.br

Freebook- 3256-0577

Nenhum comentário: