segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Férias na Neve




imagem da Inslee Haynes- adoooro!!!!
Alguns anos atrás, meu marido sugeriu que levássemos as meninas para esquiar em janeiro. Fui contra. Eu achava cedo e preferia adiar o máximo essa experiência.

A verdade é que apesar de morar em SP, sou uma carioca típica. Adoro o verão (minha estação favorita) e acho que as férias dessa época do ano devem ser passadas na praia. Literalmente. Como temos família no Rio e eles têm casa em Búzios, em janeiro viro cidadã Buziana.

Passo o dia de biquini, ando na areia, mergulho, almoço, mergulho de novo. Vejo o sol se por devagar, sem pressa nenhuma. Com a segurança de quem é dono do pedaço e que está se retirando apenas temporariamente. Vai voltar no dia seguinte, e no outro, e no outro também. Com certeza.

Esse ano, me despedi de Búzios antes do que eu gostaria. Fui voto vencido em casa e viemos esquiar. Não acreditei quando me vi tirando Havaianas de uma mala e colocando Uggs em outra. Eu tirava biquinis e colocava underwears térmicos. Pendurava vestidos frescos e dobrava roupas de esqui. Para quem curte frio, uma delícia. Para quem adora calor, uma prova de amor.

Tudo bem. O barato da vida é se adaptar 'as novidades e aproveitar tudo da melhor maneira. Um certo olhar de Poliana é indispensável para a gente manter o bom humor.

O mais difícil, na verdade,foi deixar o meu pequerrucho. Foi a primeira vez que o deixei por mais de algumas horas. Pensei que fosse tirar de letra. Não tirei. Marinheira de terceira mas como se fosse de primeira. Em algumas circunstâncias, não faz diferença o número de filhos que se tem. O sentimento de uma mãe por cada um deles é único. O coração sente sempre.

Graças a Deus consegui me despedir e fui para o aeroporto. Arrasada de saudade, mas fui. Deu tudo certo, apesar de ter me dado conta de que estava sem a mala de mão pouco antes do embarque. Esqueci na esteira da Polícia Federal. Minha cabeça estava longe, mas Maria foi na frente e consegui achar a tempo. Ufa! Acho que foi mesmo para eu levar um susto e focar no que era preciso naquele momento. A vida tem dessas coisas, já perceberam?

Muitas horas depois de ter partido, descemos no aeroporto de Eagle. As meninas não contiveram a empolgação e começaram a fazer bolas de neve no caminho entre o avião e o aeroporto. Ali, eu vi que tinha valido todo sacrifício. A alegria delas era nítida e contagiante. Não fosse pelo frio e pela vontade de chegar logo em Vail, eu teria participado da brincadeira também.

Desde que chegamos os dias têm sido gelados. Eu, que não esquiava havia 20 anos, fiquei feliz em saber que conseguia acompanhar minhas maricotas. Tem coisas que não se esquece. Que bom!

Ontem, só desci uma vez a montanha com elas e voltei para o hotel. Fiz meu dever de casa do dia e depois fiz duas coisas que adoro: li e escrevi.

Férias nas montanhas também podem ser maravilhosas! Recomendo. Só sugiro - para as mais friorentas como eu -deixar o esqui para Fevereiro, pelo menos se escolherem esquiar nos EUA. O nosso professor disse que, geralmente, em janeiro, têm duas semanas que costumam ser as mais frias do ano Caímos nelas! Há 3 dias a máxima tem sido entre -15C e -20C e a mínima , -30C. Frio demais. Além da conta!

Apesar de todos os apetrechos possíveis e imaginários (gels para mãos e pés, roupas próprias, helmets, goggles, golas, meias "smart wool" etc e tal), nada parece ser suficiente quando se está no alto da montanha com o vento batendo no rosto. A solução é descer o mais rápido para se aquecer. Mas faz muito frio. Hoje, lá pelas tantas, uma das meninas se recusou a continuar descendo. Não tinha jeito. Estávamos no meio do nada. Eu também queria pedir para o ski patrol vir nos buscar, mas não dava. Prometi que desceriamos e que nos aqueceriamos em seguida. Assim foi feito. Ao meio dia e meio estávamos quentinhas dentro do quarto do hotel. Como promessa é dívida, a tarde foi de descanso, chocolates quentes e cookies, passeio e muita patinação. Nada de esqui.


Enfim. Continuo amando férias na praia, mas confesso que estou me divertindo na neve com a turminha.

Volto em breve com dicas quentes de Vail, se interessar.

Por enquanto, saudações congeladas!!




Um comentário:

Anônimo disse...

Ana Paula,
amei seu texto!! Já passei por isto e a sensação é esta mesmo!!!! bjos
Adriana Figueiró