domingo, 28 de abril de 2013

Marinheira de 3a- os 3 w's



Aprendi muitas coisas com o pediatra das meninas, Dr. Pedro Solberg, no Rio.  Serei eternamente grata a ele por todos os ensinamentos e segurança que sempre passou- e continua passando- todas as vezes que atende meus filhos. É que apesar de morar em SP, quando estou no Rio e preciso de help, recorro a ele.

Aqui em SP também tenho um pediatra excelente. O Dr. Durval Daniel.

Desde que o pequenino nasceu (em janeiro), todos os meses bato ponto no consultório dele. Sempre saio de lá com alguma novidade para "anotar no caderninho". Um dos grandes baratos da vida é que estamos sempre aprendendo alguma coisa. Adoro!!!

Bom. Para ir logo ao ponto da última consulta, aprendi o que são os 3 W's. Vocês sabem? Eu nunca tinha ouvido falar...

O que aconteceu foi o seguinte. Primeiro, chegou a hora de introduzir as frutas na alimentação do pequerrucho. Posterguei o máximo que pude. Não queria substituir nenhuma mamada. Coisa de mãe de terceiro (e provavelmente último) filho.

O Dr. Durval foi irredutível e disse que eu tinha SIM que começar. OK. Lá fui eu. Oferecia uma frutinha, meu pequenino virava o rosto e eu o colocava para mamar. Fiz isso durante um mês, até a consulta seguinte. Cheguei no consultório lépida e fagueira dizendo que as frutas não fizeram o menor sucesso...

Foi aí que aprendi o que são os 3W's. O Dr. Durval disse que é função dos pais determinar os 3ws que nortearão a vida alimentar dos nossos filhos.

Primeiro o Where. É importante ter um lugar  onde serão realizadas as refeições. OK.  Essa lição eu conhecia. O cadeirão fica na nossa sala de jantar, ao lado da mesa. Quando estamos todos reunidos, puxamos o cadeirão e o pequerrucho fica no lugarzinho dele.

Depois o When. Os bebês precisam de horários e criar uma rotina para as refeições também facilita a vida deles - e a nossa! Quando começamos a acrescentar "comidinhas, frutinhas, sucos e sopas"é bom organizarmos direitinho. De manhã o pituco mama logo que acorda, toma um suquinho por volta das 9 e entre 11:30, meio dia é hora do almoço. Toma banho. Dorme. Acorda para um lanchinho que, dependendo da idade pode ser uma fruta, leite ou o que cada família decidir que é melhor para o seu filho. No finalzinho da tarde, hora do jantar, leite, banho e cama, certo? O.K.  Até aí tudo bem também.

O último W foi o mais importante para mim. O What. Somos nós, pais, que decidimos o que nossos filhos comerão e não eles - pele menos enquanto dá!!

Nas meninas perdi esse "timing". Aqui é um tal de "não como isso", "não como aquilo"... Culpa minha, que cansei de sugerir "um ovinho mexido"quando elas não estavam comendo bem. E sem perceber  eu já estava fazendo a mesma coisa com o meu molequinho de meses! Colocando-o para mamar cada vez que ele recusava uma fruta.

Voltei para casa disposta a seguir a isca os 3 ws e ver no que dava.

Não sei até quando vai dar certo, mas tenho que dizer que, por enquanto, meu menininho melhorou bastante. Toda semana volto do mercado com o carrinho cheio de frutas.

Gostei da dica. Tomara que seja útil para vocês também!!

Nenhum comentário: