quarta-feira, 5 de maio de 2010

Dica: Livros de Culinária e site do Atelier Gourmand


Acho que já escrevi aqui que este ano estou penando para encontrar alguém que saiba cozinhar razoavelmente bem e que possa dormir.

Enfim, esse lenga-lenga é chato prá dedel e ninguém tem paciência ou tempo para perder com esse assunto que apesar de ser mais do que familiar, todo mundo evita. É ou não é?

Bom. Fato é que tenho mergulhado de cabeça nos livros culinários e me empenhado ao máximo em ensinar como cozinhar não tem mistério. As receitas não pulam no nosso pescoço e ninguém precisa deixar de fazer isso ou aquilo porque acha que é difícil. Difícl é engolir comida mal apresentada e mal feita, o resto é bem mais fácil do que parece. Mesmo não sendo nenhuma exímia cozinheira (quem me dera...)- longe disso, aliás, eu sempre adorei me meter na cozinha e descobrir receitas novas. Acho uma delícia. Literalmente.

Há 11 anos me casei e fui morar nos Estados Unidos. Depois de um mês comendo comida congelada e com "alguns vários" quilos a mais, liguei para a minha mãe e pedi que ela me mandasse algumas receitas para iniciantes. A primeira coisa que eu fiz foi empadinha. Pode parecer engraçado, mas eu amo empadinha de queijo. Lembra todas as fases da minha vida- sem excessão. Desde as primeiras, feitas pela minha bisavó Eulália até as de hoje, feitas a 6 mãos, com as minhas filhas. Elas também adoram. Pudera. Desde pequenas elas amassam a massa, a comem crua (eu também adorava!), enformam e ficam felizes da vida quando saem do forno prontinhas e deliciosas. É tão bom ficar feliz com pequenas coisas!

Da empadinha para outras receitas foi uma questão de tempo. Ia testando as receitas de acordo com a minha fome. Confesso que a primeira vez que fiz um pato- não era magret, era o pato inteiro - foi um cáos. Precisei da ajuda do meu marido para costurar a barriga da ave e o resultado foi péssimo. Também teve a vez que coloquei sal ao invés de açucar numa torta de maçã. Ficou incomível. Acontece. Mas só acontece com quem faz. Quem compra tudo pronto talvez nunca saiba como é frustrante ver um prato que levou horas para ficar pronto queimar na reta final, mas também nunca sentirá a alegria no coração ao ouvir um filho dizer que a sua comida é maravilhosa. Faz um bem danado!

Ninguém precisa ter feito Cordon Bleu para ter uma comidinha boa em casa. Basta interesse e vontade. É simples. Livros super ajudam e vários sites batem um bolão, principalmente quando falta criatividade para diversificar o menu do dia a dia.

Abaixo uma listinha de alguns que sou fã de carterinha:

Livros:

Cozinhando para amigos
Heloise Bacellar
DBA


O Livro Essencial da Cozinha
Vegetariana
Konemann


Gula Gula comida bossa- nova- Must have em qualquer cozinha. Mesmo!!!
Bossa é a melhor palavra para definir esse livro. Várias receitinhas de comida "trivial"mas com um toquezinho diferente e gostoso. Pode ser o molho, as misturas das saladas, o detalhe do queijo de cabra em croute que dá para usarmos em mil outras receitas, enfim, é ótimo. Super indico!

O grande livro da cozinha vegetariana
Impala Brasil editores

Não sou vegetariana mas aqui em casa tem que ter legumes e verduras sempre. Para não ficar só "no vapor"e refogadinho, sempre que vejo algum livro que tenha receitas bacanas e diferentinhas acabo comprando. Gostei muito desse.

Cozinha gostosa & light - Receitas sem mistério, rápidas e práticas. Melhor de tudo: nada junk, muito pelo contrário. comidinha saudável e gostasa. Dupla boa né?
Foi das minhas últimas aquisições, na Livraria da Vila da rua Mario Ferraz

Carlota
Carla Pernambuco

Seja você assídua do Carlota do rio ou de São Paulo ou não esse livro é daqueles que todo mundo deveria ter em casa, para alegria geral da família. A receita do picadinho é campeã e o soufle de goiabada é sucesso garantido sempre.

Prato do Dia, Prato do Dia 2 e Partao do Dia Festa
Tiça Magalhães

É possível comprar o "kit" com os 3 volumes. Adorei. Tem receitinhas básicas, outras mais elaboradinhas (mas também fáceis). Sabe quando a gente tem a sensação de que o menu está ficando repetitivo? Ali sempre encontro um jeitinho de dar cara nova para aquele prato de sempre.

Receitas de Família
Anna Maria M. Carparelli

Às vezes a gente contrata uma cozinheira que diz ser de forno e fogão mas logo logo descobrimos que não é bem assim. Já ouvi várias descrições de rosbife enlouquecidas. Algumas nem sabem que o rosbife fica muito mais bonitinho quando enrolamos com barbante a peça de filet mignon. Esse livro ensina essas coisitchas básicas, que às vezes passamos batidas e esuqecemos de mencionar. Receitinhas caseiras gostosas, que perfumam a casa. Se tiver flor nos vasos e bolo fresco na copa, perfeio. Qualquer casa vira um lar!

A Tavola Non Sinvecchia, Minhas Receitas Favoritas
Giovanna Moriconi

ed. Francisco Alves
Ganhei esse livro de casamento da própria Giovanna (tem dedicatória e tudo) e ele foi comigo para Atlanta. Várias páginas tem respingos de azeite. Graças a Giovanni fiz o meu primeiro risoto, que ficou uma delícia e me deixou toda animada. O bolo de chocolate é outra receita que todo mundo deve fazer. Amo!!!

As receitas preferidas de Celidônio- A minha avó me mandou esse livro quando eu estava morando fora. Não sei se ele é vendido em livrarias ou se era "brinde"do jornal. Fato é que as receitas são incríveis! Tem 10 anos mas parece que foi da minha bisavó de tão manuseado que ele já foi...

Agora quando estou online sempre dou uma olhadinha no site do Atelier Gourmand. As receitas são tudo de bom.

Acho que por hoje é isso.
Deliciem-se!!

Nenhum comentário: