segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dicas de Leitura: Gilberto Dimenstein, Danuza Leão, Ferreira Gullar, Tutti Vasques e Verissimo e


(adorei esta imagem. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgB5BS0MXkJCIxBLoM6QX5xLfWW2rq4li4VKymHrkQT_RkDTw17S05Q35AsfgLQ-FvH3_hH0ZkmT_3COcEsvWktzkiBTm1qUCbu57njn0ea4YPaadixu0pLkLUuwRjyy3oQHtNq7RPQ_I4/s400/jornais.jpg_

Não. Este não é um post sobre livros. Até tenho um post prontinho sobre esse assunto livros infantis, mas está na pasta dos rascunhos porque falta eu completar as editoras e os autores. Já já completo tudinho e coloco aqui.

O post de hoje é sobre alguns artiguinhos que sairam nos jornais Folha de São Paulo e Estado de São paulo de ontem e que achei bem interessantes. Se alguém ainda não tiver lido, vale a pena ligar para casa e pedir para guardarem os jornais.

Adoro a coluna do Gilberto Dimenstein. Sempre. Os temas são pertinentes, a maneira como ele expõe as suas opiniões é clara e direta e os assuntos- sem exceção- são interessantíssimos. Todo domingo é a mesma coisa. Assim que pego o jornal vou direto ler o que ele escreveu. Força do hábito. Engraçado, né? Mas a gente acostuma com algumas coisas e acaba repetindo o mesmo comportamento. Durante a semana, vou direto na Monica Bergamo, mas nos finais de semana prefiro ler primeiro os artigos dos articulistas, depois passo para a Monica Bergamo e Sonia Raccy e só depois encaro o resto. Acho mais divertido assim.

Enfim, a ordem que leio o jornal não vem ao caso agora.

Estou indicando a leitura do artigo "Cuidadores de Cérebro", do Gilberto Dimenstein porque é realmente relevante para todos nós, para a vida mesmo. Para quem tem filhos, então, é leitura obrigatória.

De acordo com o texto, estudos recentes prometem revolucionar a maneira de transmitir conhecimento. Está provado (e comprovado) que as emoções são fundamentais para "colar"conhecimento. Está explicado porque esquecemos com facilidade tudo aquilo que decoramos algum dia na nossa vida sem entender o motivo e sem conseguir enxergar a aplicabilidade na vida real. Miguel Nicolelis, neurocientsta premiado, gênio, craque,reconhecido internacionalmente e (salve!), brasileiro, diz que aprender é associar! Alguém duvida?? Quem quiser saber mais sobre o assunto é só ler o artigo! Super recomendo.
www.dimenstein.com.br

Adoro também a coluna da Danuza Leão e a de ontem, Será? (C2, Cotidiano, Folha de São Paulo de 2 de maio de 2010) nos faz parar e pensar: Será mesmo? FIca mais essa dica de litura, para quem interessar, claro!

A coluna do Ferreira Gullar é tão bem escrita que mesmo quando eu acho tudo uma maluquice, ainda assim me sinto enriquecida depois de ler. Um banho de cultura. Como é bem escrita! A coluna de ontem (Ilustrada, E13, Folha de São Paulo de 2 de maio de 2010), nostálgica, me fez parar e traçar um paralelo com o que Gilberto Dimenstein escreveu no fim do seu artigo sobre as pessoas que hoje só querem saber da rapidez das informações, no twiter, msn, internet. Todo mundo quer informações imediatas. Prontidão. E pensar que tempos atrás (e não tanto tempo assim) alguns se reuniam para produzir, interpretar, recitar. Ferreira Gullar fala de José de ALencar, Manuel de Macedo, Alfredo Possolo Hugan.

Pelo visto várias gerações estudarão os mesmos autores que os pais, os avós, bisavós... Isso se não implantarem um chip com todas as informações que precisarão saber... E será que nesse caso ainda se interessarão em ir ao teatro, em ler? Ou o conhecimento virá por chips atualizados e pronto?

Outra coluna que separo logo de cara é a Tutty Vasques, que sai no caderno Aliás, do Estado de São Paulo. Não sou muito fã de piadinhas sem graça e besteirol por besteirol, mas não acho que esse seja o caso dessa coluna, que acho bem humorada e divertida. Duas qualidades indispensáveis na vida, né?? A de ontem (caderno Aliás, J2, O Estado de Sào Paulo) está ótima!

Adoro a coluna do Verissimo, tanto quanto adorei decobrir, através dos livros dele, anos atrás, o prazer da leitura. Leve. Despretensiosa, simples. A vida seria tão melhor se as pessoas descomplicassem mais, né? O artigo de ontem se chama O Poder dos Garçons. Pra ler e repensar sobre o poder que cada um de nós tem- e muitas vezes a gente nem se dá conta de como pode ajudar ou prejudicar alguém... Para pensar e só.

Boa semana!! : )

Nenhum comentário: