terça-feira, 6 de novembro de 2012

Marinheira de Terceira - Método Nana Nenê

Livro nana, nenê

Alguns meses atrás, voltei da consulta de 6 meses do meu pequerrucho com a difícil missão de aprender- e colocar em prática- o método "nana nenê". 

Confesso que quando o pediatra falou, pensei em esperar um pouco mais e ver se o fofoleto parava de acordar a cada 3 horas para mamar (amamento - e amo!). Esperei mais uma semana e as noites continuaram animadas. 

Fiquei com o coração apertado, mas decidi experimentar. 

Nunca tinha chegado a fazer EXATAMENTE o que manda o livro com as meninas. Com a mais velha, fiz aquele esqueminha de colocar no berço sonolenta, dizer que era hora dela dormir, cantar, rezar, dar um beijinho e sair. Mas como isso depende muito de temperamento, logo logo ela se virava, pegava o travesseirinho e dormia.

Com a minha segunda filha, diferentemente, eu a pegava no colo assim que sentia que o volume ia aumentar (não queria que ela acordasse a mais velha - que na época só tinha 1 ano e 9 meses). Ela mamava, dormia e eu voltava para a cama na ponta dos pés.

Funcionou bem, mas naquela época eu podia dormir até um pouquinho mais tarde no dia seguinte. Elas ainda não estavam na escola e eu só saía para o trabalho no meio da manhã (isso, depois da licença maternidade). Com quase um ano, ela já dormia a noite toda e estava tudo certo.


Dessa vez, pensei que fosse ser parecido. O pequenino mamava a noitinha e estava aguentando bem até o dia seginte. Foi depois das férias de julho que deu uma "degringolada". Ele acordava, chorava e eu corria para amamentá-lo para não acordar a casa inteira. É claro que ele deve ter curtido a novidade e mesmo depois que voltamos para SP, continuou com o mesmo método (espertinho, espertinho).  

Durante a semana, eu acordo às 6:30 para poder ficar um pouquinho mais com as meninas antes delas irem para a escola.  Confesso que essas noites "animadas" estavam me deixando um trapo. Mas daí a aplicar o "Nana Nenê"... Será?? Deixar o pitchuquinho chorar até dormir? É assim que funciona?? 

Resolvi dar o primeiro passo e li livro num dia só. Xeroquei a tabela de horários - para quem não sabe, o método consiste em criar uma rotina de sono. Fazer tudo da mesma maneira e- principalmente- colocar o pequeno acordado no berço.

Nos primeiros dias foi uma choradeira daquelas. Eu pegava a folhinha e marcava os minutos pelo relógio do celular. Aos poucos, o choro foi diminuindo.  Em alguns dias, bastava deitá-lo que ele se virava, brincava com um dos 3 bonequinhos que coloquei no berço e adormecia. Hoje em dia varia. Ainda acontece dele adormecer mamando e eu o coloco para dormir assim mesmo. Quando isso acontece, quase sempre ele acorda aos gritos. Mas quando ele está dormindo, sinto um aperto enorme de acordá-lo. Oh, coração de mãe!

Para resumir é o seguinte: valeu ter lido. Gostei do método. Acho até que funciona - se você for durona e seguir  a risca direitinho não vai ter erro.

Confesso que ainda corro para o quarto do meu pequenino quando acontece dele acordar chorando alto. Fico pensando que ele pode estar com frio, ou dor de dente, ou simplesmente de querer um aconchego. Eu o amamento sem culpa. É tão pequenino. Tão dependente. E cresce tão rápido. 


Em relação ao método, é difícil ver o filho chorar, mas acho que vale a pena persistir. Sempre com bom senso acima de tudo, é claro!

Quando o nosso coração fala mais alto, precisamos escutar também. É importante saber que as situações mudam. Cada dia é um dia e, se Deus quiser, no final dará tudo certo. Com e sem nana nenê!








Nenhum comentário: