terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dicas: Vail


fotos da mcgsm


Vail é uma cidadezinha cheia de charme que eu ainda não conhecia. Fiquei feliz em ter vindo para cá.

No ano passado, as meninas vieram com o pai, mas como meu pequerrucho só tinha quinze dias, fiquei em SP. Esse ano, elas quiseram repetir o programa e dessa vez eu vim também.

Viajar para a neve requer mais preparação do que viajar para qualquer outro lugar.  Além das roupas ocuparem mais espaço na mala, precisamos estar com o corpo preparado para aguentar uma jornada e tanto de exercícios todos os dias. Fora o frio, que consome " a alma".

É imprescindível se agasalhar, comer bem (melhor deixar a dieta para a volta) e descansar o máximo que der. Uma boa noite de sono é revigorante!

Arrumando as malas/Roupas de Esqui:

"Packing Light" é o primeiro desafio.  Não faz sentido viajar com milhares de roupas que mal vão sair do armário.

Durante o dia, o que mais usamos são roupas de esqui. Se você já tem as suas, ótimo. Se for comprar, ótimo também. Tem cada uma mais linda que a outra!

Adorei os casacos Fire+Ice, M.Miller e Moncler. O único detalhe que uma das vendedoras me explicou é que esse último não é ideal para esquiar no frio que estava fazendo até 3a feira (entre -25 e -289 durante o dia!). Para passear, ok. Mas para esquiar com ele nessa temperatura gélida, só com um  layer, o fleece e um bom underwear. Eles são menos resistentes ao vento do que os casacos próprios para esquiar em qualquer temperatura. Os da Fire+Ice (amei!), North Face e Marmot  são ótimos e aquecem bem.

Underwear térmico é indispensável. Serão necessários para esquiar e para depois do esqui, se forem jantar fora do hotel.

Para a noite, um par de jeans ou outra calça que vista bem com sapatos quentinhos. Uggs são perfeitas para o "apres ski". Para a parte de cima, cashmeres. Lenços de seda e pashminas não ocupam espaco na mala e dão uma certa bossa. Leve alguns.

Em geral, basta um casaco que não seja o do esqui. De preferência que tenha uma cor neutra e que combine com tudo. Simples assim. É claro que tudo vai depender da programação da sua turma. Se estiver com um grupo que vá continuar a programação noite adentro, ai serão outros quinhentos...

Para as crianças, a mesma coisa.  Eu trouxe 3 calças e 4 blusas de underwear para cada, um par de Uggs para cada uma também, algumas camisetas de manga longa,cardigans e cashmeres para jantar.
Na maioria das noites elas estavam tão cansadas que pedíamos comida no quarto ou jantávamos no restaurante do hotel.

Quem quiser comprar os underwears no Brasil, os da marca "Quechua" são excelentes e podem ser encontrados na Decathlon). Se deixarem para comprar na viagem, os da Patagonia (tem uma loja em Lionshead)  são bons também.

Compritchas:

Lionshead tem algumas lojinhas, mas as melhores ficam em Vail Village e valem o passeio. O lugar é uma graca!

Lá, as lojas que mais gostei foram a Pepi Sports (tinha uma vendedora brasileira simpaticissima chamada Anna Luiza) e a Gorsuch. Em Lionshead, Double Diamond e Avalon.

Para crianças, amei as roupas supercoloridas da Marmot e da multimarcas infantil  Kid Sport.  Uma das minhas maricotas ficou enlouquecida com os casacos da Poivre Blanc e as calças de esqui skinny de lá.

A Roxy (em Lionshead) é uma loja "teen" que tem opções coloridas e moderninhas.

A Vail Sports é um lugar fácil para comprar  acessórios de esqui (goggles, luvas, helmets, golas (Turtle), Bala Clava, smart wools etc). São várias lojas, no alto e na base da montanha. Eles também alugam os equipamentos (alugamos as botas e os esquis lá) e foi numa "filial" no alto que comprei um par de luvas Gordini quando estava prestes a congelar as mãos. Até então eu estava usando  um par da North Face, mas meus dedos estavam congelados apesar dos warmers. Aprendi que o ideal são as luvas que deixam os quatro dedos juntos e o dedão separado. Aquece mais. Achei melhor mesmo!

Para as crianças é obrigatório o uso de helmets, para os adultos, recomendável. Na dúvida, preferi usar. Mais seguro! Comprei o meu numa loja perto do hotel chamada Double Diamond, (que também vende roupas bacanas), mas eles estão a venda em quase todas as lojas. Os goggles também.

Restaurantes:

O meu restaurante favorito no alto da montanha foi o The 10th. Fica em Mid Vail. Chegamos esquiando.  O lugar é grande,  bonito e moderno e tem uma vista linda.

The 10th
Tel. 970. 754-4800
www.vail.com/The10th

Perto da gôndola de Eagle's Nest, tem o Bistrot Fourteen. Outro restaurante bom também. Nada do outro mundo, mas o.k.. Melhor do que o do último andar, que é um "bandejão" barulhento.

Para quem quiser subir para a montanha a noite, tem o Game Creek, um restaurante de Menu Fix, mas como tudo por aqui, "kids friendly".

Teve dias que o frio era tanto, que preferimos almoçar embaixo. Adorei a Vail Chophouse, em Lionshead, logo na frente da gôndola. Carne ótima.

Perto do hotel, as crianças também curtiram uma pizzaria chamada Blue Moose. A pizza é super gordurosa, mas as meninas gostaram...

Outra pizzaria famosa  é a Vendetta's, que fica em Vail Village.

Para quem gosta de fondue, tem o Swiss Chalet, também em Vail Village.

Hotéis:

A primeira coisa é decidir se você quer ficar em Lionshead ou Vail Village e dai em diante pensar na acomodação.

Eu fiquei num hotel em Lionshead e adorei. Apesar de Vail Village ter mais lojinhas e restaurantes, o "Ski Valet" do hotel funcionava maravilhosamente bem. Sem falar que em 5 minutos o carro do hotel nos levava a Vail Village quando queríamos passear por lá.

Para quem está viajando com crianças, o mínimo que se precise carregar esquis e lidar com toda aquela tralheira, melhor. Do ski Valet do hotel até a gôndola eram pouquíssimos passos com botas de esqui. Fácil fácil. Ficava logo na entrada da gôndola. Um espetáculo!

Lionshead e Vail Village também têm opções de apartamentos com serviço que são excelentes.

The Arrabelle Hotel
Marriott Hotel
The Ritz Carlton Hotel and Residences
Sollarium

Para finalizar, uma última dica. A Missa de Domingo é às 16 e às 17:30, na igrejinha da cidade,  em Vail Village. Uma graça!

Divirtam-se!!!




Nenhum comentário: